Voltar
Agentes intensificam ações contra a dengue na região Noroeste do Rio Grande do Sul
Quarta, 24 de Fevereiro de 2021 às 12:25

Agentes de endemias de municípios do noroeste gaúcho intensificam as ações de prevenção a dengue. O objetivo é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti nas cidades.
-
Em Santo Ângelo, o índice é de 2,14%. Este número é do último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado em dezembro do ano passado. O próximo deve iniciar ainda nesta semana. O índice máximo recomendado pelo Ministério da Saúde é de 1%.
-
Na semana passada, ocorreu mutirão nos bairros União e Harmonia. A coordenadora da Vigilância Ambiental, Selenir Arruda, lembra que a ação é preventiva.
-
“No ano passado tivemos 493 casos de dengue e dois óbitos. Por isso, a importância da ação preventiva. Os casos costumam aparecer em maior número entre os meses de dezembro e março”, afirma. Neste verão, Santo Ângelo teve apenas um caso suspeito de dengue, que não se confirmou.
-
No mutirão, os agentes visitaram residências, eliminando criadouros. Também orientaram moradores quanto ao recolhimento de entulhos, que foi realizado na sexta-feira, por equipes da prefeitura e Exército. Nesta semana, os mutirões serão retomados com visitas nos bairros Rosenthal, Santo Antônio e Boa Esperança.
-
Em Santa Rosa, a Fundação Municipal da Saúde alerta que além do novo coronavírus, a dengue também preocupa. Na cidade, o índice de infestação do Aedes aegypti é de 1,1%. Nesse ano, Santa Rosa teve seis casos suspeitos de dengue – quatro descartados e dois em investigação. Segundo a diretora de Atenção Primária a Saúde, Fabiana Breitenbach, o número parece pequeno, mas as pessoas devem ficar em alerta.
-
“Nós precisamos muito do apoio da comunidade na prevenção, pois o mosquito só se prolifera se tiver água parada, então o apoio da população é fundamental. Lembrando que março e abril sempre são os meses com mais casos”.
-
Ela destaca também que o calor e a chuva são fatores que causam aumento no número de focos. “Precisamos que cada um faça sua parte para evitar que tenhamos muitos casos da doença”, finaliza.
-
Os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias mantem um trabalho diário de prevenção e combate à dengue. A cada dois meses as equipes da Fundação visitam, pelo menos, 30 mil casas, com orientação e fiscalização.
-
Toda a segunda-feira também são feitos trabalhos de recolhimento de lixo eletrônico e pneus, em conjunto com a Secretaria de Obras. Em 2020, Santa Rosa teve 371 notificações de dengue, sendo 216 casos confirmados, sem mortes.
Por Valdemir Ribeiro Do Nascimento Rádio Municipal Ten Portela: Fonte CP
Comentários