Voltar
Operação apreende drogas e celulares nos presídios da região
Sexta, 01 de Novembro de 2019 às 08:02
Nesta quinta-feira (31), a Susepe, por meio da 4ª Delegacia Penitenciária Regional, desencadeou a operação Força Total 2, que visa retirar materiais ilícitos, além de manter a ordem e a disciplina nas casas prisionais.

Iraí

No Presídio Estadual de Iraí, houve uma revista na cela 07, às 8h15. Foram apreendidos dois aparelhos celulares, uma pequena porção de substância semelhante à maconha, um estoque e um carregador de celular.

Palmeira das Missões

Na conferência dos apenados foi realizado uma revista na cela 01 onde 23 apenados cumprem pena. Na revista foram encontrados dois aparelhos celular, dez buchas de substância semelhante à maconha e dois litro de cachaça artesanal.

Sarandi

No Presídio Estadual de Sarandi, no horário de conferência, foram apreendidos, nas celas 5 e 7 da galeria A, cinco celulares, nove carregadores, cinco fones de ouvidos, dois cabos USB, oito buchas de substâncias semelhante à maconha, duas baterias de celular e duas facas de mesa.

Erechim

Os agentes penitenciários do Presídio Estadual de Erechim recolheram da cela 17, da galeria B, após a conferência diária, sete aparelhos celulares, cinco baterias de celulares, seis carregadores, um estoque, quatro tesouras, um fone de ouvido, 26 gramas de crack, duas porções de maconha, uma de 9,8 gramas e outra de 10,5 gramas, 2,7 gramas de cocaína, pedras de crack pesando 1,1 gramas e nove buchas de maconha. Os materiais estão à disposição da Atividade de Segurança e Disciplina (ASD), que fará o registro na Delegacia de Polícia local.

Getúlio Vargas

Foi realizada revista pontual na cela 03 da galeria A do Presídio Estadual de Getúlio Vargas. Os agentes apreenderam um pen drive, uma faca de serra, dois carregadores de celulares, quatro aparelhos de telefone. Para a realização da operação, foi mobilizado o efetivo de 74 agentes penitenciários. Ao todo, foram revistados 185 apenados.

Carazinho

Durante conferência no Presídio Estadual de Carazinho, os agentes penitenciários retiraram da cela 04, da galeria C, três celulares, cinco estoques e uma serra.

Passo Fundo

Às 8h, agentes penitenciários apreenderam, no alojamento 01 do Instituto Penal de Passo Fundo, 11 celulares, uma bateria de telefone, dez carregadores, duas serrinhas, quatro facas, um facão, dois cachimbos e quatro buchas de drogas. Todos os materiais foram encaminhados para a delegacia de polícia para o registro de ocorrência.

Espumoso

Nesta quinta-feira (31), agentes penitenciários do Presídio Estadual de Espumoso apreenderam, na cela 01 do Presídio Estadual de Espumoso, quatro celulares, quatro carregadores, quatro facas artesanais, 20 buchinhas de substância semelhante à maconha e um invólucro de substância semelhante à cocaína, além de um chip de celular.

Santa Maria

A ação foi realizada pela equipe diretiva da casa prisional e pelos agentes penitenciários. Foram apreendidos três telefones, dois carregadores e dois chips de celular, além de 16 porções de substância semelhante à maconha e dois cachimbos artesanais.

Caxias do Sul

A intervenção envolveu 25 agentes da 7ª Delegacia Penitenciária Regional, 29 da casa prisional, 25 do Grupo de Ações Especiais da Susepe, dois da Divisão da Inteligência Penitenciária, 60 do efetivo do Batalhão da Polícia de Choque da Brigada Militar e 12 policiais civis.

O material recolhido consistia em 69 celulares, 30 estoques, 870 gramas de maconha e 55 gramas de cocaína.

Bento Gonçalves

Duas apenadas foram flagradas com celulares escondidos nas partes íntimas, no último dia 30. O fato foi registrado pelo scanner corporal da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, após a transferência das mulheres do Presídio Estadual da cidade, que está sendo desativado,  gradativamente, pela Susepe desde setembro.  Um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) será instaurado por meio da Atividade de Segurança e Disciplina (ASD) para apurar o fato.

No mesmo dia, uma ação integrada da Brigada Militar, dos agentes do plantão da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves e da Atividade de Segurança e Disciplina (ASD) flagraram arremesso de materiais ilícitos lançados por cima do muro na lateral da galeria A da casa prisional. Os pacotes continham oito aparelhos de telefone, cinco chips e cinco carregadores.

 
In Foco RS com informações da SUSEPE
Imagens
Comentários