Voltar
Mortandade de peixes é registrada no rio Fortaleza em Seberi
Segunda, 25 de Novembro de 2019 às 18:20
Centenas de peixes foram encontrados mortos no rio Fortaleza durante a tarde de domingo, 24. O fato foi registrado em linha Noro, interior de Seberi, por uma família que possui uma residência próxima ao local.

Nei Ceolin, dono da propriedade, disse que o fato gerou estranheza a todos que se banhavam nas águas do Fortaleza. No vídeo, ele mostra diversos peixes da espécie Lambari, próximos às margens do rio.– É uma cena lamentável e preocupante. Ainda não sabemos os motivos que causaram essa mortandade, mas acende um alerta para quem se utiliza do rio que recorrentemente abastece Frederico Westphalen – revela.

A Polícia Ambiental irá analisar as causas do ocorrido. Uma das hipóteses a serem averiguadas é a contaminação por agrotóxicos, com uma possível limpeza de pulverizadores utilizados nas lavouras.

Em contato com Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), foi informado que, atualmente, a autarquia não está se utilizando da captação de água do rio Fortaleza, sendo essa medida feita apenas em tempos de seca, funcionando como um sistema alternativo para o atual sistema que abrange o rio Pardo.

 
Fonte: Portal In Foco RS
Imagens
Comentários