Colorindo a vida: educação e saúde na conquista de qualidade de vida
Sexta, 23 de Agosto de 2019 às 15:51
Entre 21 e 28 de agosto é evidenciada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que tem por objetivo abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. A temática que rege o ano de 2019 é “Família e pessoa
com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. Em comemoração à semana e visando dar ênfase na importância da garantia dos direitos às pessoas com deficiência, a APAE de Tenente Portela busca divulgar seus projetos de inclusão.
O projeto Festa das Cores - “União Faz a Vida”-, realizado em parceria com a Sicredi Celeiro RS/SC, tem como objetivo despertar no aluno a importância das cores em nossa vida e tudo o que as envolve em nosso dia a dia. Dentre as atividades desenvolvidas, foram experienciadas pinturas em diferentes materiais, atividades culinárias (cores e frutas); filmes e músicas que trabalham as cores, relaxamento utilizando cores e tons diferentes na sala de terapia, entre outras.
Todos os momentos vividos por meio de aprendizados e experimentos exigiram responsabilidade e desejo de buscar respostas com intenção de colaborar e despertar o prazer no aprender dos envolvidos. Este grupo de alunos obteve grandes aprendizados durante o período das diversas ações desenvolvidas. Além disso, foi realizado trabalho em equipe com o grupo EJJA II, que enriqueceu, de forma significativa, todas as ações desenvolvidas.
O trabalho realizado pela equipe da APAE de Tenente Portela foi de extrema importância, pois objetivou disponibilizar o acolhimento e o atendimento de alunos respeitando suas especificidades. A relação de sintonia de cada profissional se caracteriza pela dedicação e amor pelo que se faz e pelo profissionalismo que está internalizado em cada um, assumindo assim, o que de mais belo e especial há no saber fazer. Dessa forma, entende-se que é possível ultrapassarmos limites quando se alinham os objetivos e unem-se os esforços.
Contribuindo, assim, na formação e na qualidade de vida dos alunos/usuários/pacientes envolvidos.
Texto elaborado pelas profissionais que trabalham na APAE: psicopedagoga - Liane Lina Lucatelli Uik e Terapeuta Ocupacional Roberta Dorneles.
Fonte: Sicredi
Comentários