Voltar
Iraí: Polícia Civil solicitará nova perícia no local de acidente com tirolesa
Quinta, 09 de Janeiro de 2020 às 09:00
Pouco esclarecedor e dúbio. Assim um representante da Irahy Turismo e Entretenimento – empresa responsável pela gestão da tirolesa em Iraí – classificou o laudo da perícia finalizada na madrugada de quarta-feira, 8, após a morte do engenheiro Sandro Marcos da Silva, ocorrida na tarde de terça-feira, 7, durante testes da tirolesa instalada no município.

A constatação da equipe técnica da polícia criminal também motivou a Delegacia de Polícia (DP) de Iraí a buscar mais informações sobre o acidente. A DP irá solicitar que um perito em engenharia do Instituto Geral de Perícias (IGP) do Estado realize avaliação do local. A requisição é justificada pelo delegado de Iraí, Ercílio Carletti, que disse ser necessária uma avaliação estrutural do equipamento, e não apenas no local do acidente, como ocorreu entre terça e quarta-feira.

Prefeitura e empresa confirmam segurança dos equipamentos

Sem relação com o empreendimento, a Prefeitura de Iraí – que doou um terreno para a construção da plataforma de chegada do percurso da tirolesa – se pronunciou sobre o ocorrido, por meio do prefeito Vilson Bernardi (PP). O gestor disse que a tirolesa não apresentou avarias, apenas uma distensão no cabo, o que já era previsto em função do calor:

– Todos os testes necessários foram feitos. No sábado foi largado um pneu de caminhão pela tirolesa, técnicos desceram verificando todos os pontos e concluíram a travessia. […] Teve esse esticamento do cabo, e o Sandro foi justamente ver isso, mas estava com todos os equipamentos, tinha dois paraquedas junto com ele para caso fosse necessário. É algo que não entendemos, pois ele sabia o que fazer, o equipamento não apresentou problemas, ele tinha se preparado para caso desse errado e mesmo assim ele não voltou. É difícil acreditar que um cara tão experiente com ele, que no sábado não pode estar aqui porque estava instalando uma tirolesa no Maranhão, tenha cometido algum erro —, afirmou Bernardi.

Na mesma toada, um gestor da empresa Irahy Turismo e Entretenimento disse que a empresa de Sandro foi contratada justamente pela qualidade do trabalho realizado em outros locais:

— Contratamos o Sandro porque não sabemos fazer essas coisas. Investimos para que não ocorressem problemas como aqueles que ocorreram às vezes aqui, e empresa dele é conhecida, é segura, e foi eles que realizaram todas as instalações, estava, e está tudo em perfeito funcionamento —, disse, se referindo às avarias enfrentadas pela Irahy nas tentativas de instalação de outra tirolesa, iniciadas em 2018.



 
Fonte: Jornal O Alto Uruguai (Foto: João Victor Cassol/Jornal O Alto Uruguai)
Imagens
Comentários