Voltar
Auditores do TCE de FW assinam livro eletrônico do tribunal
Sábado, 18 de Janeiro de 2020 às 11:00
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) lançou, neste mês de janeiro, o livro eletrônico ‘Controle Interno Municipal – Estudos e Casos Práticos”. A obra contou com a participação de 15 auditores públicos externos, dos quais, dois atuam em Frederico Westphalen, Gerson Luís Batistella e Tiago da Costa Bilesky.

A publicação foi criada para ser utilizada por servidores municipais das áreas de controle interno municipal, sendo uma ferramenta de apoio às gestões municipais, no que diz respeito à organização e reorganização da atuação pública em diversas áreas como controladoria interna, planejamento público, licitações e contratos administrativos, regimes próprios e previdência municipal, planilhas de custos nas contratações públicas e receitas municipais.

Trata-se da primeira publicação do órgão que tem registro junto à Biblioteca Pública Nacional, e foi realizada por iniciativa da Escola Superior de Gestão e Controle do próprio tribunal. Serve como uma referência pedagógica e de qualificação à gestão pública municipal no Rio Grande do Sul.

– Embora o TCE/RS tenha como função primordial o acompanhamento e a fiscalização acerca da aplicação dos recursos públicos no âmbito dos municípios gaúchos e do próprio Estado, a instituição possui um referencial de orientação à gestão pública, no sentido de contribuir à melhoria e à redução das irregularidades passíveis de correção e a observância aos princípios constitucionais basilares à administração pública –, destaca Batistella.

Exemplos

A ideia de produção do livro surgiu a partir da identificação de irregularidades encontras pelas auditorias do TCE/RS junto aos municípios gaúchos e ao próprio Estado. Já os auditores participantes foram selecionados e convidados a participar de forma voluntária do projeto, pela Escola Superior de Gestão e Controle do TCE/RS, a partir dos trabalhos técnicos desenvolvidos ao longo dos anos.

– O material foi escrito mediante estruturação de grupos, com a escolha dos temas realizada de forma colaborativa, sem custos, como forma de contribuição pessoal ao trabalho institucional do tribunal, com toda a dedicação, praticamente, fora do horário de expediente normal de trabalho –, acrescenta.

A íntegra do livro pode ser acessada gratuitamente no porto do TCE/RS, tce.rs.gov.br.

 – Gerson Luís Batistella é natural de Tapera/RS. É auditor público externo do TCE/RS desde 1997. É bacharel em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pós-graduado pela URI-FW. É instrutor da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE/RS e professor da disciplina de Gestão Pública, do curso de Administração da URI-FW.

– Tiago da Costa Bilesky é natural de Itapeva (SP). É auditor público externo do TCE/RS desde 2012. É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), de Ponta Grossa (PR) e instrutor da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE/RS.

 
Fonte: Folha do Noroeste
Imagens
Comentários