Voltar
Chuva de meteoros pode ser vista no céu do RS nesta madrugada
Quarta, 22 de Abril de 2020 às 08:46
A chuva de meteoros Líridas poderá ser vista no céu do Rio Grande do Sul entre a noite desta terça e a madrugada de quarta-feira (22). De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, o melhor horário para observar o fenômeno será entre as 23h e o nascer do sol no dia seguinte.

“O radiante dessa chuva de meteoros fica na constelação de Lira, daí o nome Líridas, que fica na região norte do país, e pode apresentar até 18 meteoros por hora. Aqui no sul esta taxa poderá ser menor, com uma média de sete meteoros por hora”, explica o professor.

Esses meteoros são, na verdade, fragmentos do cometa Thatcher. Neste ano, segundo o professor, a observação será melhor pela ausência de uma maior luminosidade da lua, o que permitirá um céu mais escuro.

Outro motivo para uma melhor visualização é o distanciamento social. A meteorologista Cátia Valente, da Somar Meteorologia, afirma que isto contribui para a redução da poluição.

“Com céu mais aberto e limpo, a visibilidade é melhor”, diz.

No observatório instalado em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, existem 19 câmeras de alta definição. Uma delas já registrou um meteoro com uma magnitude mais elevada do que a média na madrugada de terça (21). Ele entrou na atmosfera a 99,7 km de altitude e se extinguiu a 75,5 km, sobre o oceano, a 218,9 km da cidade.

“Em grandes centros esta observação pode ser prejudicada pela poluição luminosa. Mas meteoros com magnitude alta, mais brilhantes, são bem observáveis”, garante.
Fonte: G1 ( Foto: Observatório Heller&Jung/Divulgação)
Imagens
Comentários