Voltar
Município mobilizado no combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolesces
Quarta, 15 de Maio de 2019 às 17:57
Entre os dias 13 e 17, o município de Tenente Portela, através da Secretaria de Assistência Social realizou uma série de atividades dentro da programação da Semana Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolesces.A abertura oficial ocorreu na manhã da segunda-feira, 13, no auditório do Centro Cultural, com a presença do Prefeito Clairton Carboni, do secretário de Assistência Social, Ercílio Neckel, demais secretários municipais, equipes do CRAS, CREAS e SMAS, alunos da rede municipal de ensino, profissionais e atores da rede de proteção do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente. Também estiveram participando representantes de municípios da região.

Na segunda-feira e na terça, as atividades foram voltadas à capacitação destes profissionais e atores da rede de proteção do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, com ações voltadas a formação e mobilização desta rede de proteção, formada por diversos órgãos, sendo das esferas públicas municipal, estadual e federal, Poder Judiciário, Ministério Público, estabelecimentos de ensino, programas e projetos sociais voltados à criança e ao adolescente, dentre outros. A capacitação foi ministrada pelo professor José Carlos Sturza de Moraes, que é cientista social e mestre em educação.

Na sexta-feira, as atividades foram focadas na ludicidade, com espetáculos teatrais apresentados pela Láparo Produções, companhia teatral que se destaca por levar mensagens importantes à crianças e adolescentes através do teatro. Foram apresentadas duas peças, “No Meu Corpo Não”, direcionada para alunos dos anos iniciais e “Quando o Silêncio Gritar”, para alunos dos anos finais e ensino médio. Ambas as peças teatrais buscavam levar a mensagem ao público sobre cuidados e as suas reações aos atos de abusos e exploração por parte dos adultos.

Conforme o prefeito Clairton Carboni, o município busca sempre dar a estrutura e as condições para que ações como estas possam ser executadas, “nós, enquanto poder público, temos uma equipe qualificada com diversos profissionais atuando na área da proteção de crianças e adolescentes, também buscamos dar condições de trabalho, como estrutura, equipamentos, recursos para que possamos atender bem nossas crianças e jovens, tanto na parte educacional quanto na parte assistencial, e ainda, em promover ações como esta, de diálogo, de capacitação, de informação para a comunidade”, destacou o prefeito Carboni.

O Secretário de Assistência Social destacou as ações desenvolvidas pela equipe toda da Secretaria, a dedicação dos profissionais e o empenho no combate ao abuso, a exploração e a volnerabilidade de crianças e adolescentes, e deixou uma mensagem para toda a sociedade, “cuidado, a violência pode vir de lugares que você nem imagina, ajude a olhar para nossas crianças e adolescentes”, destacou o Secretário.
Assessoria de Imprensa
Imagens
Comentários