Voltar
Explosão em depósito de gás de Pelotas foi causado por vazamento em dutos, diz IGP
Quinta, 24 de Dezembro de 2020 às 07:33
A explosão em um depósito de gás em Pelotas, no Sul do estado, foi causada pelo vazamento em dutos, de acordo com laudo do Instituto Geral de Perícia do Rio Grande do Sul. O acidente aconteceu no dia 17 de novembro, e um trabalhador morreu. Aloir Neutzling, de 24 anos, estava em contrato temporário com a empresa.

De acordo com o documento, dutos que ficam debaixo de uma estrutura de concreto estavam vazando, e isso provocou uma nuvem de gás que, em contato com condutores elétricos, podem ter gerado a explosão. A análise não descarta que outros fatores possam ter contribuído para o acidente.

A Liquigás informou que não teve acesso ao laudo do IGP e que está adotando todas as providências necessárias junto aos órgãos competentes para o retorno às atividades.

O laudo ainda aponta motivos que possam ter contribuído no falecimento de Aloir. O impacto também gerou danos em casas e empresas vizinhas, com destelhamentos e quebras de vidros.
IGP ainda afirma que a estrutura que explodiu não possuía alvará para construção, e não descarta que projetos mais recentes tenham tramitado sem que a documentação tenha sido fornecida para análise.

O relatório de 119 páginas foi encaminhado para a Polícia Civil que está investigando o caso. O inquérito apura as responsabilidades da empresa e deve ser concluído nos próximos dias.
 
Fonte: Por G1 RS
Imagens
Comentários