Voltar
ROSEMAR SALA ASSUME A PREFEITURA DE TENENTE PORTELA
Domingo, 03 de Janeiro de 2021 às 16:51

Posse ocorreu no final da tarde de sexta, 01. O novo mandatário tem ao seu lado como vice-prefeito, Leônidas Balestrin.
Tenente Portela vivenciou na sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, mais um momento marcante em sua história de 65 anos. Este dia marcou o início do 16º mandato administrativo, no Município.
Entre interventores e eleitos, Rosemar Antonio Sala é o 14º nome diferente a ser incluído da galeria dos chefes do Executivo municipal portelense. O vice-prefeito é Leônidas Balestrin.
A posse oficial ocorreu às 17h em sessão solene na Câmara de Vereadores e a transmissão do governo foi feita em evento que se seguiu no Gabinete da Prefeitura. O prefeito e o vice que governaram o Município no período 2017 a 2020 - Clairton Carboni e Valdir Soares, respectivamente - repassaram os cargos para seus sucessores.
Como primeiro compromisso na agenda, Sala e Balestrin promoveram um encontro com os novos gestores, fizeram a primeira manifestação pública em solenidade realizada em frente à Prefeitura.
Durante o discurso, Rosemar Sala fez agradecimentos, reforçou compromissos, anunciou as primeiras medidas e finalizou o ato, assinando as portarias de nomeação e designação dos novos secretários e adjuntos.
[?] DISCURSO DO PREFEITO:
"Portelenses,
O nosso dia chegou!
O sonho idealizado há muitos anos, está sendo concretizado neste momento.
Graças a vocês, estou vivendo hoje o dia mais importante da minha vida pública. A vontade de trabalhar pelo povo da minha cidade, me trouxe até aqui. A chance de retribuir a esta terra tudo o que ela me proporcionou, está sendo oportunizada a partir de agora.
Sim, sonhei em ser prefeito. Carreguei comigo este propósito e hoje divido com todos vocês a alegria de começar a tornar realidade o desejo de fazer de Tenente Portela um lugar cada vez melhor.
A todos vocês que estão aqui. A todos aqueles que nos acompanham através das transmissões ao vivo. Estendo o meu abraço fraterno.
As autoridades e representantes de todas as entidades e segmentos da nossa comunidade, nominadas anteriormente, manifesto o meu respeito e o agradecimento pela presença neste ato.
Digo a todos. Estou consciente dos grandes desafios que tenho pela frente e da enorme responsabilidade de resgatar o brilho e a alegria da nossa cidade.
Inicio esta minha primeira manifestação investido no cargo de prefeito, reafirmando todos os compromissos que assumimos ao longo do processo eleitoral. Mas antes é necessário que se façam alguns agradecimentos.
A Deus, pela proteção e inspiração.
A família, base de tudo, pela compreensão.
Aos companheiros de jornada, pelo engajamento.
Ao povo, pela bondade e o apoio na caminhada.
Estes registros que faço, tenho certeza, representam também os mesmos sentimentos do nosso vice-prefeito, Leônidas Balestrin, o Nide, este grande parceiro, que esteve lado a lado comigo e assim permanecerá em todos os momentos do nosso Governo. Temos uma responsabilidade compartilhada e não fugiremos dela em nenhum momento.
Confesso para vocês. O percurso para se chegar até aqui, foi árduo. E vocês sabem disso. Minha vida se tornou um livro aberto.
Foi preciso muita coragem, superação e perseverança. E isto não nos faltou. As dificuldades, nos calejaram. Os obstáculos, nos tornaram mais fortes. Os desafios, nos impulsionaram.
Faço esta alusão, por que valorizo o caminho percorrido e os ensinamentos da vida. Tenho certeza que este legado, servirá de base para tudo aquilo teremos pela frente.
Vivemos em uma cidade, que orgulha a todos nós. Temos potencial, temos riquezas, temos vocação e acima de tudo temos um povo trabalhador. Tenente Portela nasceu para ser forte, pujante e acolhedora. O prefeito dessa cidade tem que respeitar essa história. Precisa saber modernizar seu funcionamento para torná-la cada vez mais viva, dinâmica e desenvolvida. Mas acima de tudo necessita ter a consciência de que todas as ações devem ter como objetivo principal melhorar a vida das pessoas.
As relações entre o povo e os gestores públicos devem ser humanizadas. Assim, faremos. Trabalhando por todos, mas com olhar especial para aqueles que mais precisam do amparo do poder público.
Este é o proposito que norteará o nosso mandato. Até ontem era o discurso, hoje é a prática. Todos nós sabemos que as conquistas, para acontecerem, precisam de muito trabalho, muito planejamento, muita dedicação… e, também, de algum sacrifício. Assim agiremos, todos os dias, nos próximos quatro anos. E vamos governar para todos. Podem ter certeza disso. A eleição acabou, a disputa passou. Agradeço os 4.306 votos que me tornaram prefeito. Mas o número que mais importa de agora em diante é o 13.434, o total de portelenses que vivem aqui, segundo a mais recente estimativa populacional. Muitos destes cidadãos, carentes de novas políticas públicas que melhorem as suas condições de vida. E é isto que vamos implantar.
Como já disse, reafirmo: queremos cumprir todos os compromissos. Nada foi esquecido e não será. Mas é preciso dar os primeiros passos e isso já estamos fazendo. Já arregaçamos as mangas e antes mesmo da posse, demos início ao trabalho.
Nos últimos dias, realizamos inúmeras reuniões com a nossa equipe. Em meio a transição de governo definimos as primeiras medidas que passo a relatar na sequência. Antes, porém, faço uma alusão a maneira séria, democrática e coerente como este processo transitório foi conduzido entre nós e o prefeito Clairton Carboni e o vice Valdir Machado Soares.
Temos demandas urgentes que precisam ser atacadas. Já determinei para a Secretaria de Desenvolvimento Rural que faça o mais rápido possível um mapeamento completo das localidades e do número de famílias que são atingidas pela falta de água potável. Queremos e vamos resolver este problema. Estamos em 2021, e não podemos admitir que ainda tenhamos portelenses que não tem acesso a água potável.
Também, para esta mesma pasta, já estabelecemos um cronograma que determina o início imediato da recuperação das estradas do interior. Ao invés de obras paliativas, investiremos na restruturação completa das vias. Os trechos mais críticos e de maior circulação serão atacados primeiro e depois, de maneira setorizada, chegaremos a todas as estradas, a todas as localidades.
Temos a missão de gerar empregos e vamos encarar este desafio com todas as nossas forças. Estradas boas, garantirão o incremento das atividades produtivas no campo e isto também representará novos postos de trabalho. Terceirizaremos a contratação de horas/máquinas para ampliar a nossa capacidade de atender as demandas.
Na cidade, o fomento as atividades econômicas, também será fortalecido. O diálogo com empreendedores já começou. Primeiro, valorizaremos quem é daqui, e depois atrairemos quem quer investir aqui. Nos próximos dias iniciaremos a revitalização do Parque Industrial e lançaremos os editais para a cedência de terrenos ociosos nesta área pública. Comércio, indústria, prestadores de serviços, empreendedores de todas as áreas, independentemente do tamanho, todos terão o nosso apoio. A retomada da nossa economia, não pode ser adiada.
A revitalização também contemplará o perímetro urbano. Está decidido. Primeiro planejaremos e depois vamos promover um grande mutirão de limpeza. Desde já conclamamos a população a se engajar. Tão importante quanto o embelezamento, é uma questão de saúde pública. O combate à dengue neste período de verão, está entre as prioridades iniciais de governo.
Na área de saúde pública, redobraremos as atenções no enfrentamento da pandemia do Coronavírus. Reforçaremos ainda mais as medidas sanitárias e estaremos atentos quanto a questão da vacina. Podem ter certeza que o nosso Município não ficará a margem quando da liberação das vacinas para a população. Se depender do nosso empenho, do trabalho de toda nossa equipe de profissionais e da parceria com o Hospital Santo Antônio, vamos superar a Covid-19 e qualificar cada vez mais a saúde pública do nosso Município.
O tema pandemia também está sendo tratado na área educacional. Nossos quadros de servidores estarão prontos para a retomada das aulas presenciais, quando esta medida for aprovada. Mas é claro, a volta dos estudantes aos bancos escolares, somente ocorrerá quando esta atividade for segura, sem riscos de surtos na doença no ambiente escolar.
Educação, está entre as nossas prioridades. Vamos avançar e já iniciamos os estudos que trarão inovações. A educação pública será modernizada. Uma das iniciativas que vamos tirar do papel é a que prevê a instalação de LOUSAS DIGITAIS para as escolas municipais. Capacitaremos o professor e oportunizaremos aos alunos o acesso as novas tecnologias. O projeto é amplo e integra o programa PORTELA DIGITAL. Um conjunto de medidas que levarão a nossa cidade para um novo patamar no que tange a prestação de serviços. Sinal de wi-fi liberado em todos os espaços públicos e a ampliação dos serviços on-line, fazem parte deste programa que está em fase de elaboração.
Ao povo da TERRA INDÍGENA DO GUARITA, informo que já na próxima semana, vamos encaminhar a suplementação de recursos para atender as demandas da comunidade. Garantiremos R$ 300 mil reais de recursos extras para melhorar as estradas, ampliar a iluminação pública e construir ou reformar os abrigos do transporte escolar e de trabalhadores. É recurso público investido diretamente na TERRA INDÍGENA DO GUARITA.
Vamos melhor os serviços. Vamos qualificar a estrutura física. Mas, acima de tudo, vamos concentrar nossas atenções nas PESSOAS. Neste sentido a área social também será priorizada. Os moradores que aguardam a regularização de suas moradias, com a cedência das escrituras, tenham certeza que vamos agilizar este processo, para resolver de vez esta questão.
Temos outras tantas medidas que vamos implantar nestes primeiros dias de gestão. Todas elas definidas a partir do diálogo com a população. Temos muito trabalho pela frente e não temos tempo a perder. Por isso a partir da segunda-feira, dia 4, retomaremos o turno normal nas repartições municipais. O turno único não será prorrogado. No entanto, até o dia 15 de janeiro, na área administrativa da Prefeitura faremos expediente interno. Contamos com a compreensão da população. Este período é necessário para o planejamento de todas as ações que anunciamos. Mas vale lembrar, que esta medida não abrange os serviços essenciais.
Contamos com a apoio, a participação, o envolvimento, dos servidores públicos. São os principais agentes de todas as ações que vamos desenvolver. O respeito e a valorização desta importante categoria de trabalhadores estão garantidos.
Já falei que ser prefeito da cidade que me viu nascer é a realização de um sonho. Isto por si só, me enche emoção. Mas o significado vai muito além de um desejo pessoal. A campanha me mostrou isso. O meu sonho, se juntou ao sonho de muitos portelenses. Este sentimento ganhou as ruas e plantou a esperança no coração das pessoas. A vontade de seguir outro caminho, a escolha pela mudança, falou mais alto. Espero ter de Deus, a sabedoria para fazer as melhores escolhas. Não vou tolerar, em hipótese alguma, a corrupção. Meu compromisso é com a transparência, com a ética, com a austeridade. Quem fizer diferente disso não permanecerá. Precisamos agir com profundo respeito pelo cidadão. Trabalhar com compromisso e dedicação. Nós não temos o direito de desperdiçar um centavo sequer do dinheiro da prefeitura.
Encaminho para o final esta manifestação, reforçando o meu agradecimento. Mas de maneira especial, cito duas pessoas, que representam de certo modo todos aqueles que estão ao nosso lado. O meu companheiro de chapa, Nide Balestrin. “Bamo pegá pareio”. E a minha esposa, Salete. A ti, meu eterno agradecimento, por tudo que vivemos juntos e pelos novos desafios que virão pela frente. Assumo contigo - e incluo neste compromisso os nossos filhos Affonso e Júlia, o nosso netinho recém-chegado, Caio - a promessa de fazer de tudo para corresponder às expectativas e o apoio do povo portelense.
O hino oficial de Tenente Portela, escrito por Martin César Agnoletto, em um dos seus versos diz o seguinte:
“E na hora da verdade
Um Tenente segue em frente
Legando o nome a cidade
Orgulho de nossa gente”
Por Deus, pelo nosso patrono, pela nossa terra, pelo nosso povo... vamos trabalhar para fortalecer ainda mais este orgulho, o orgulho de ser PORTELENSE.
Muito obrigado."
Fonte: Texto: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Tenente Portela, Fotos: Studio Mantovani
Imagens
Comentários