Voltar
Esquema de pirâmide financeira da criptomoeada é alvo de operação em SC
Quinta, 24 de Junho de 2021 às 08:56
Uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira (23) apura um esquema de pirâmide financeira que teria atuação em Florianópolis. Ao todo, dois mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão estão sendo cumpridos na Capital. A investigação é conduzida pelo Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos, principalmente, em dois escritórios que, segundo a investigação, atuavam na captação de vítimas. Além do Brasil, a organização teria atuação em toda a América Latina e na Europa.
Essa é a segunda fase da Operação “Black Monday”, iniciada em maio de 2020. Na ocasião, o MPMG descobriu indícios de que criminosos estariam captando dinheiro das pessoas por meio de sites, com a promessa de realizar investimentos financeiros lucrativos.
Segundo a investigação, os valores transferidos pelas vítimas eram convertidos pela organização criminosa em bens de alto valor e criptomoedas, um tipo de dinheiro virtual.
O prejuízo gerado pela quadrilha foi estimado em R$ 100 milhões. Até então, o Ministério Público identificou 1,5 mil pessoas vítimas do esquema.
A primeira fase da operação foi deflagrada em março deste ano e cumpriu seis mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca e apreensão. As diligências aconteceram em 12 estados, incluindo Santa Catarina.
Fonte: G1 Foto: Ministério Público de Minas Gerais
Imagens
Comentários