Voltar
Chuva e vento forte destelham casas e derrubam árvores em Santa Maria
Quinta, 24 de Junho de 2021 às 14:30
A forte chuva que caiu em algumas regiões do Rio Grande do Sul na noite de quarta e madrugada de quinta-feira (24) destelhou casas e derrubou árvores em Santa Maria, na Região Central do estado.
A ventania começou por volta da meia-noite e, segundo meteorologistas que avaliaram os estragos, para derrubar árvores, a velocidade do vento pode ter alcançado 90 km/h.
Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o bairro Camobi registrou o maior volume de chuva, sendo 52 milímetros até as 8h30min, seguido dos bairros João Goulart, com 49 milímetros, Patronato, com 47 milímetros, e Lorenzi, com registro de 45 milímetros.
Vários bairros ficaram sem energia elétrica. Árvores caíram, chegando a bloquear ruas e destelhar casas. Com a chuva, algumas residências também ficaram alagadas. Ninguém ficou ferido.
A Defesa Civil precisou pedir reforço da Guarda Municipal para atender as demandas. Até as 10h30, 16 casas haviam recebido lonas; quatro casas estavam alagadas; cinco árvores caídas, sendo três delas em fios de alta tensão.
Os bairros mais atingidos pelos transtornos foram Caturrita, Nova Santa Marta, Urlândia, Pinheiro Machado e Itararé.
Uruguaiana, na Fronteira Oeste, registrou uma das maiores ventanias do estado. Segundo as estações do Inmet, os ventos chegaram a 80,3 km/h. Em Quaraí, ficou em 74,5 km/h.
Entra quarta e quinta-feira, foram mais de 80mm de chuva em algumas cidades da Fronteira Oeste, como Itaqui e Alegrete. O volume é mais do que 70% da chuva esperada para todo mês de junho. Em Alegrete choveu 115mm.
G1 foto:Foto: Fabiana Lemos / RBS TV
Imagens
Comentários