Voltar
Menino que mora no HCI completa 17 anos
Terça, 28 de Dezembro de 2021 às 10:03
Um menino que vê o mundo através das janelas do Hospital de Caridade de Ijuí completou ontem (27), 17 anos. Jean Carlos Kittlaus nasceu no dia 27 de dezembro de 2004 e desde então mora no Hospital de Caridade de Ijuí. Mas, quem pensa que as paredes da casa de saúde barraram seu sonhos, está enganado. De dentro da UTI, Jean já celebrou muitas conquistas, entre elas o lançamento de um livro em parceria com o famoso cartunista Mauricio de Sousa. Durante comemoração do seu aniversário, o adolescente esteve com profissionais da UTI Neonatal e sua mãe, Eliane Zilke, que trabalha no hospital.

Jean nasceu com miopatia congênita, um problema raro de saúde que limita a atividade muscular. Por isso ele precisa de um aparelho pra respirar. “Pra quem olha de fora, parece uma história triste, mas não é. O Jean é feliz. Sou muito grata a equipe da UTI Neo e a todos os funcionários do hospital. Eles criaram vínculo de amizade e atenção. Foram muitas mensagens no Facebook e ele leu todas. Ele é feliz, dentro da UTI. Ele sabe aproveitar cada momento que a vida proporciona”, disse Eliane.

Nas redes sociais, o HCI homenageou o menino: “Hoje é aniversário do nosso querido Jean Carlos Kittlaus! E uma data tão especial pede uma comemoração à altura, com direito a balões, presentes e muito carinho. Feliz Aniversário, Jean, você nos inspira a cada dia. Parabéns também aos nossos colaboradores por proporcionarem um momento tão encantador, e o Jean amou”, disse em uma postagem.

 

O menino escritor 

A mãe Eliane Zilke foi a primeira pessoa a perceber o talento do Jean com a literatura. Segundo Eliane durante os banhos ele narrava os desenhos que assistia e se mostrava extremamente criativo. Criatividade que se tornou um livro cheio de histórias. Jean Carlos tem aulas, dentro do hospital, com uma professora particular. E, como tem movimentos limitados, o que o impossibilita de escrever, ele narra os contos e a professora transcreve toda imaginação do menino em folhas de caderno.

Em 2017 toda criatividade e talento do Jean deram fruto: um livro. O jovem, com 12 anos na época, já havia tido a oportunidade de conhecer pessoalmente um grande ídolo, o criador da turma da Mônica Mauricio de Sousa. Daí surgiu a ideia de enviar o livro idealizado por Jean para que a equipe do cartunista ilustrasse.
Desafio aceito, “O Show do Pavão Fanfarrão” foi lançado em 7 de julho de 2017. Com direito a uma linda e emocionante dedicatória de Mauricio de Sousa, que carinhosamente chamou Jean de “menino passarinho”, o livro passou a ser disponibilizado nas livrarias. E assim como a imaginação do Jean, a obra também voou longe. O livro já vendeu 2 mil exemplares.
Fonte: Rádio Progresso. Foto: HCI, Autor Observador Regional
Imagens
Comentários